Thiago Zavaschi R2 www.zavaschi.com

20Sep/105

TechEd Brasil 2010

Bom dia pessoal!

Os que acompanham o blog devem ter visto o último post que comentei sobre o TechEd 2010 e as sessões que eu ia ministrar lá. O evento foi na semana passada e gostaria de deixar aqui as minhas impressões e a rotina que foi durante essa semana de eventos (TechEd e Community Zone).

A ida foi no domingo, sem maiores entraves (com excessão ao desencontro com o Daniel Oliveira (blog | twitter) no aeroporto).

Cheguei e fui encontrar a galera que estava no shopping Center Norte confraternizando, regado a muitas Erdinger’s :). E depois um pulo no Outback pra matar aquele(s) Ribs on the Barbie com o pessoal da SolidQ (Felipe, Eladio e Javier). Tive que ser o guia da noite pois era o “único” que falava português, pelo menos foi o que o pessoal lá achou. Muitas discussões sobre SQL Server e ainda pudemos acompanhar 379 aniversários que ocorreram na “mesma” data. Ainda acompanhei a revisão da palestra que o Javier ministraria no dia seguinte junto ao Felipe. Moral da história 4 horas de sono.

Dia seguinte, primeiro dia de TechEd, houve a General Session, que se iniciou pela apresentação do Michel Levy (presidente da Microsoft Brasil). Pontos muito positivos: o show com todos fantasiados de comandantes (a ideia era propagar a idéia de nuvem – cloud computing), Kinect, Windows Phone 7, Steve Fox falando de SharePoint e uma ponta de PowerPivot :-). Ah sim, o Prado é um excelente apresentador! Moral da general session: nuvem = infinitas possibilidades. Foi bacana rever uma galera!

IMG_6960

A primeira palestra que assisti foi a do Felipe com o Javier Loria, sobre Gerenciamento de múltiplos servidores com o SQL Server 2008. Muito boa! Mostraram sobre monitoramento em múltiplas instâncias, e sobre o desenvolvimento de aplicações data-tier.

IMG_7013 

A segunda teve o nome de “Tecnologias para Data warehouse: SQL Server Enterprise, Fast Track e PDW” e foi apresentada pelo Gustavo Gattass. Me ajudou a enteder melhor os conceitos por trás do PDW que deve sair até a metade do ano que vem e também sobre os benchmarks por trás do Fast Track. Para saber mais sobre fast track acessem: http://www.microsoft.com/sqlserver/2008/en/us/fasttrack.aspx.

A terceira palestra do dia foi com o grande Luti (Luciano Moreira) com o tema: Garantindo a qualidade dos dados com Master Data Services. Enfatizou a importância da qualidade dos dados e mostrou a tecnologia da Microsoft para o Master Data Management, o Master Data Services. Há algum tempo atrás havia moderado um MSDN webcast dele sobre o assunto, e aproveitei para tirar algumas dúvidas!

A noite tínha sido combinado (via twitter e facebook) a primeira edição do PZGeek, organizado pelo Luciano Palma. Mas antes disso, assisti a uma sessão extra com o Pimenta e o PFE André Hass sobre a profissão de DBA. É interessante ver a visão de outros profissionais sobre assuntos em comum. Neste mesmo instante estava tendo uma palestra sobre Scrum, que pelo que me falaram foi um tanto quanto extremada, mas cada um com a sua visão, certo?

O PZGeek ocorreu em uma modesta pizzaria de bairro num local próximo ao CenterNorte e contou com dezenas de pessoas! Foi bom para rever alguns amigos que não foram ao Community Zone, porque de pizza mesmo ficou devendo (muita gente!), pois a demanda era MUITO grande. Discurso do Luciano Palma e mais algumas fotos batidas.

IMG_7017

E lá se foi o primeiro dia de TechEd BR 2010. Até então estava tudo tranquilo, somente flores na vida de Joseph Klimber, digo, Thiago Zavaschi.

No intervalo de segunda para terça-feira fiquei revisando minhas demos e a apresentação do dia seguinte. Moral que perdi a primeira palestra da terça-feira, mas acontece né? :). Horas dormidas 5.

Agora no segundo dia a coisa seria mais puxada: palestras o dia todo; eu palestraria no último horário do dia e na sequência havia o Ask the Experts!

A primeira palestra que vi no dia foi a: Mitos e realidades sobre consolidação e virtualização com Microsoft SQL Server. E após o almoço, já de barriga cheia, fui ver uma palestra “light” do Luti chamada “Compilação, planos de execução e cache de planos: como evitar as armadilhas”, lv 400. Bem básica né? Estou aguardando os scripts dele para poder brincar um pouco aqui. :)

Na sequência fui assistir a palestra do Nilton Pinheiro e do Helerson Pontes sobre auditoria, com o tema “Auditoria de um ambiente SQL Server 2008 R2”, onde foram mostradas diversas tecnologias para rastrear as mudanças e realizar auditoria (em breve posts sobre o assunto aqui no blog).

IMG_7028

Eis que a próxima palestra seria a minha. Devo ter sentido meu estomago na boca umas 15 vezes (e isso somente na meia hora que intercalava a minha palestra com a do Nilton). Como havia dito, as minhas palestras eram na track de BI, cheguei lá e estava o Daniel Camilo terminando a sua sessão.

A minha primeira sessão teve o tema: “Arquitetura e preparação de infraestrutura de PowerPivot no Excel e Sharepoint”. Poucos minutos depois de começar já estava mais tranquilo. Consegui mostrar tudo o que eu queria, e inclusive provei muito do que eu falei (mesmo sem ter muita aplicação prática :-).

Mostrei que os dados ficam na verdade dentro de um arquivo chamado item1.data no formato de backup do SSAS 2008 R2, fiz o restore ao vivo deste arquivo em uma instância do SSAS! Também mostrei que na verdade todas as DAX (Data Analysis eXpressions) são convertidas em MDX para a interação com o cubo presente no arquivo Excel.

Depois de apresentar a parte cliente (PowerPivot for Excel), foi a hora de mostrar o servidor (PowerPivot for SharePoint), onde apresentei as considerações para instalação (New/Existing farm). Expliquei sobre como funciona o data refresh e como demo mostrei o management dashboard do PowerPivot. Para saber mais sobre a dashboard do PowerPivot vejam esse link: http://bit.ly/9C9yKd e sobre Data Refresh vejam esse whitepaper do meu amigo Mariano (@MarianoTN - Microsoft): http://bit.ly/a7Rhqk. Mantive bastante texto nos slides, para servir de referência futura.

[Sara]Palestra_Zavaschi_01

Passado a palestra e eu já bem mais “calmo”, teve o Ask the Experts, onde fiquei na mesa de Business Intelligence ajudando o pessoal que estava com dúvidas. Muito bacana a conversa!

Pós Ask, fui jantar com o pessoal da TechResult no Viena do shopping Center Norte, não recomendo, mas enfim heheh. Voltando para o hotel, fui revisar a palestra do dia seguinte, que seria a primeira da manhã! (Horas dormidas 4). O nível era 400, logo já imaginei que o pessoal estaria meio sonolento :). Mas o que ocorreu foi que estavam (até mostrei o vídeo do café para quebrar o gelo do início de dia de palestras :-) muito dispostos a aprender sobre modelos do PowerPivot e sobre DAX, foi fantástico. Não consegui mostrar tudo o que eu queria, mas espero que a mensagem tenha chego a todos: o mais importante com DAX é o contexto! Em breve farei um post sobre a palestra.

Valeu a todos os que assistiram e em especial aos meus amigos que deram uma excelente força! Valeu mesmo!

[Sara]Palestra_Zavaschi_03 [Sara]Palestra_Zavaschi_05

Passadas as palestras fiquei bem mais tranquilo e fui para as demais sessões assistir sobre SQL Server e Business Intelligence. São nestas horas que você vê o quanto ainda tem que estudar! A hora que eu chegar a 10% do que essas pessoas sabem, vou ter aprendido muito!

Na sequência assisti a várias palestras de SQL e BI, “Criando Dashboards no PerformacePoint Services do SharePoint 2010” e depois outra sobre Excel Services Visio Services, ambas do Thiago Cruz.

A palestra do meu amigo Péricles Rocha que seria no mesmo horário da minha foi transferida para o próximo horário, então fui lá vê-lo falar de migração de SQL Server. E por fim mas não menos importante, fui para a track de suporte (??) ver o Catae e o Gentili falando sobre problemas encontrados nos ambientes SQL Server, com muitas demos para mostrar os passos de troubleshooting. Nível 400, animal! Teve direito a até piadinha pro nosso amigo gaúcho Felipe Ferreira (que não estava presente :-(), tchê! Infelizmente, esta caiu no mesmo horário de outra palestra que gostaria de ver (sobre service broker), mas fazer o que né?

IMG_7044 IMG_7046   IMG_7049 IMG_7024

E no fim não ganhei nenhum xbox (não concorri a nenhum heheh). E depois fomos comemorar o grande evento :). Horas dormidas efetivamente 3.

Horas de sono de uma pessoa normal: 32.
As minhas horas de sono: 16.

Metade… é ta bom né? :)

Resumindo o evento em uma palavra: FANTÁSTICO. Após análise dos números foi classificado como 3 maior TechEd do planeta! Ficando atrás apenas dos TechEd americano e do TechEd Europa!

Os slides e o script que tomei como base na demo de DAX encontram-se aqui: http://cid-8de5a8efc1819eca.office.live.com/browse.aspx/P%c3%bablico/TechEd2010.

Abraços,
Thiago Zavaschi

Tagged as: Leave a comment
Comments (5) Trackbacks (1)
  1. não sei pq mas eu acho que essa frase ( E no fim não ganhei nenhum xbox ) foi para min kakakaka

  2. Muito legal Zavaschi, gostei da análise e das suas palestras. O frio na barriga sempre é bom, deixa a gente alerta. Com o tempo você vai se acostumando, mas a expectativa sempre é legal.
    Os scripts já estão no meu blog faz tempo! Depois dá uma passada lá.

    []s
    Luti

  3. show de bola cara… essa semana de teched + community zone foi realmente INCRIVEL. e pensar que eu quase perdi! agora é se preparar pro WOTD :D

  4. Zava, grande palestra no TechEd. Você conseguiu lotar a sala, fez uma apresentação muito boa, andou muito no mini-palco, e os DEMOs supreenderam. Curti muito! Parabéns.

    Abs, Fabricio

  5. Hi there! Nice post! Please do inform us when we could see a follow up! 591382


Leave a comment