Thiago Zavaschi R2 www.zavaschi.com

4Apr/120

Alterando o local de armazenamento dos snapshots do Reporting Services (SSRS)

Olá pessoal!

O Reporting Services (SSRS) possui diversos recursos associados a gestão, entrega e administração dos relatórios criados nele, não é apenas uma engine para renderização dos mesmos.

Um recurso que é muito interessante no SSRS é a capacidade de armazenar snapshots de relatórios para posterior consulta de uma informação baseada em dados de um tempo passado (“frozen in time data”).

Por padrão os snapshots ficam armazenados em uma base de dados do SSRS. O Reporting Services possui duas databases cujos nomes e principais funções são:

  • ReportServer: Responsável por armazenar partes da configuração do SSRS (outras partes são armazenadas em arquivos de configuração), metadados e definições de relatórios, configurações de segurança, dados de agendamento e entrega de relatórios, etc. É nesta database que se os snapshots são armazenados por padrão.
  • ReportServerTempDB: Base de dados utilizada para armazenamento do cache, processamento intermediário, etc. A perda dos dados desta database não deve afetar o funcionamento normal do SSRS. O que pode impactar os usuários é: lentidão até ter um novo cache armazenado (se configurado), e um erro dizendo que a conexão se perdeu (rsExecutionNotFound). Algo importante de lembrar é que o SSRS não faz a reconstrução desta base de dados. Então pode ser interessante ter um script para reconstrução da mesma à mão. :)

Muitas das vezes, vulgo 100%, não deseja-se perder estas informações. Uma alternativa para quem quer armazenar estas informações de snapshot em outro local é armazená-los no file system (observação: foi utilizado o SSRS do 2008 no exemplo).

Para isso são necessários dois passos:

1) No arquivo de configuração RSReportServer.config coloque como “True” os parâmetros: WebServiceUseFileShareStorage e WindowsServiceUseFileShareStorage.

2) Configure o parâmetro FileShareStorageLocation para um caminho completo, exemplo: “C:\SSRSSnapshots”. O caminho padrão é: “C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSRS10.MSSQLSERVER\Reporting Services\RSTempFiles”.

É isso. :)

[]s!

Comments (0) Trackbacks (0)

No comments yet.


Leave a comment


No trackbacks yet.