Thiago Zavaschi R2 www.zavaschi.com

23Oct/133

Whitepaper de Performance Tuning para o Modelo Tabular do SSAS 2012

Olá pessoal,

Este post é apenas para informar que já foi lançado o Performance Guide para o modelo tabular do Analysis Service 2012. Recebi já muitas perguntas sobre ele e aqui está.

Performance Tuning of Tabular Models in SQL Server 2012 Analysis Services

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/dn393915.aspx

Enjoy!

PS: Esse post ficou algum tempo nos drafts, o guide já saiu há alguns meses e em breve teremos atualização para cobrir servidores NUMA.

Comments (3) Trackbacks (0)
  1. Boa Tarde ,

    Primeiro gostaria de agradecer os vídeos e posts sobre SQL, tem me ajudado muito.

    Estou com duvidas quando ao processamento da base tabular? Como é feito? E a atualização dos dados? Eu aponto o PowerPivot para o relacional, e crio o tabular com base no PowerPivot, ao processar ele atualiza as informações? O que exatamente eu devo processar??? Tem alguma dica de estudo?

    Outra questão… no excel 2013 eu não consigo conectar o PowerView a nenhuma instancia de Análise Services que esteja fora do domínio…, a não ser que no momento de eu abrir o excel, eu peça para ele abrir com outro usuário, porém essa informação não fica gravada, e teria que repetir este procedimento sempre ao abrir; Tem alguma dica?

  2. Oi Alexandre, Fica complicado responder a todas as dúvidas aqui.

    Mas basicamente quando você cria um modelo tabular baseado em um PowerPivot, este modelo Tabular recebe todas as informações contidas (incluindo as conexões utilizadas).
    Desde que o servidor onde o SSAS Tabular está rodando consiga acesso a estes locais, o processamento deve ocorrer sem problemas (desde que não haja nenhuma outra issue, como falta de recursos).
    Recomento o livro do Ferrari, Russo e Webb: http://www.amazon.com/Microsoft-Server-2012-Analysis-Services/dp/0735658188

    Quanto a segunda dúvida o melhor seria colocar o SSAS no domínio. O Escel utilizará as credenciais do usuário que iniciar o Excel!

    Abraços

  3. E desculpe a demora.
    A melhor forma de que eu ajude é me enviar um email no zavaschi gmail.com, que monitoro frequentemente.
    Abraços


Leave a comment


No trackbacks yet.